segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

iMORALes

O presidente boliviano, Evo Morales, declarou vitória após eleitores aprovarem uma nova Constituição para o país. Líderes da oposição, no entanto, afirmavam que ganharam terreno e prometiam trabalhar contra algumas das reformas.
  • AP - 25.01.2009

    Evo Morales discursa com cópia do texto proposto para a nova Constituição boliviana




Aprovada com cerca de 60% de apoio em um referendo no domingo, a Constituição tem o objetivo de dar mais poder à maioria indígena do país, permitir que Morales dispute a reeleição ainda neste ano e dar a ele maior controle sobre a economia.

Morales assumiu o poder há três anos e é bastante popular entre os pobres e as etnias indígenas Aymará, Quéchua, Guarani e outras. (Fonte: UOL)


Pois é, Evo Morales é o novo constitucionalista do século.
Pois é. Contudo, não acho que ele esteja errado. Concordo que ele seja demasiadamente extremista, doido varrido, porém é um líder para os bolivianos; quase um libertador da américa.
Fico pensando como é tão fácil ser reverendado no meio do caos; afinal, quando não se há um destino e certezas, qualquer caminho serve, ainda mais para um povo carente de futuro, caminho, destino e certezas.
E ai eu fico refletindo sobre a vida. Perguntaram-me se acredito, realmente, em Deus. E eu acredito. Porque é praticamente isso mesmo, a gente precisa dos supraconstitucionais dez mandamentos, precisamos de um julgador máximo. Porque sem sistema de freios e contrapesos, não tem base qualquer tipo de relação. O medo é mais fundamental que o respeito, tenho que admitir.
Aguardemos os próximos capítulos. Podem até dizer que os brasileiros não respeitam a Constituição, e ainda assim acreditam no futuro da nação; contudo, apesar dos pesares políticos, a situação por aqui anda muito às calmas. Não sei se Deus é brasileiro, mas que ele tem uma queda por esse país, isso tem.

Andrey S. Brugger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário