quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Inversão do ônus da prova

Não sei se você sabe sobre aquelas noites quase mal dormidas, em que você pensa um monte de coisas, em tese, ilógicas. E ai você lembra de uns conceitos jogados no seu inconsciente e faz relações com a vida, coisas que você provavelmente não se lembrará na manhã seguinte. Pois bem, eu lembrei.

A minha relação foi com o instituto de processo civil da " Inversão do Ônus da Prova" com a minha vida amorosa! Preparem a pala!

É necessário explicar que no Processo Civil, quem alega um fato tem o ônus de provar que o alegado é verdade. E quem contesta, ou seja, o polo passivo da ação, se arguir um fato extintivo, modificativo ou impeditivo em relação ao direito arguido pelo autor, esse cidadão que contesta dessa maneira tem o dever de suprir o ônus da prova.

Enfim, então na minha analogia eu sou o autor da ação, correto? Já que eu quem "chego" na cidadã, dizendo que eu tenho o direito - por quê não? - de ficar com ela. Ora, ai eu venho com toda a minha argumentação transcendental, apresento jurisprudência em relação aos caras que eu não sou (leia-se: bonito, rico, detentor de carro, braço 39 a 43, alto, malhado, enfim........), e digo que eu até posso ser gente boa, um pouco inteligente, engraçadinho e um bom marido (isso até eu mencionar que faço Direito, mas isso não cola mais =/). De todo jeito, eu fiz a minha "petição inicial" e a cidadã ou vai deferir o direito de pronto ou vai contestar.

Acompanhem o raciocínio agora: eu disse ali em cima que, se a parte que contestar arguir um fato extintivo, modificativo ou IMPEDITIVO do direito do autor, é quem contesta que tem o ônus de provar o alegado. Ou seja, cerveja! Quem tem que provar que eu não tenho o direito de ficar com ela é a própria cidadã, através de argumentos lógicos, embasados e um tanto verossímeis. Nada de "minha avó tem que ir a hidroginástica" ou 'hoje não fez sol". E sério, estou preparado para ouvir que eu sou feio ou não me enquadro naquele modelo de jurisprudência apresentado; e, ainda, que hoje os "tribunais das colombinas"* só aceitam aqueles casos supramencionados por mim como jurisprudência falha, mas que este egrégio tribunal acha bom.

Contudo, reafirmo: o ônus de impedir a ficada e a consequente argumentação para isso é da cidadã.

Post nerd. Só para movimentar isso aqui! 0/

* Referência à música "Pierrot" dos Los Hermanos!

Até porque: Um dia, os Pierrots hão de vencer os Arlequins!

6 comentários:

  1. Que fique restado claro:
    1. Brugger, vocÊ é um danado!
    2. FAÇA A LIMPA, Brugger!
    3. Chama de Delícia mesmo!
    4. Meus tópicos não tem nada a ver com o post!

    Enfim, suas analogias processuais e quiça prodecimentais sempre muito boas. Entretando, há de ser registrado que você só esse monstro teratológico por ensinamentos meus!

    Um peitinho..

    Pedro - O Grande

    ResponderExcluir
  2. PQP pro meu teclado! Voltando...

    Que fique restado claro:
    1. Brugger, você é um danado!
    2. FAÇA A LIMPA, Brugger!
    3. Chama de Delícia mesmo!
    4. Meus tópicos não tem nada a ver com o post!

    Enfim, suas analogias processuais e quiça procedimentais sempre muito boas. Entretanto, há de ser registrado que você só é esse monstro teratológico por ensinamentos meus!

    Um peitinho..

    Pedro - O Grande

    (agora com teclado melhor)

    ResponderExcluir
  3. -> isso até eu mencionar que faço Direito, mas isso não cola mais =/
    HIOSAIOHASIOHASOHIASOHIASIOHASOIHASIOHASOHIASHIOASHIOASIOHSAIOHSIHOAHIOSHIOASIOHASIOHASIOHSAIOHASIOHAS

    oh meu Deus Dedey, só voce mesmo!!!
    muito boa sua comparação... e tenho de ressaltar que é lógica!


    amo vc meu bem =)
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Senti um "Q" de desafio lançado nesse texto...
    Hahaha...
    Adorei a analogia (principlamente por ter me familiarizado com o vocábulário bonito do Direito com as aulas que tive no período passado).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. "Um dia, os Pierrots hão de vencer os Arlequins!"
    Eu ri do texto. Porém, concordo com vc!
    Esses "tribunais" de hoje... não sabem o que realmente vale a pena.
    Mais uma vez, me identifiquei com o texto!
    Muito bom! ;)

    abração

    ResponderExcluir
  6. Vale ressaltar que eu ri muito de vc citando o Zina: "Já que eu quem chego na cidadã, dizendo que eu tenho o direito - POR QUE NÃO? - de ficar com ela.
    Ri e me emocionei, para falar a verdade! huauhuhahua

    ResponderExcluir