segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Certos detalhes ou Outras Perguntas

Cadê aquele pênalti que não deram pra gente no 1º tempo?* Seria um gol de vantagem indo para o túnel, no intervalo, a palestra seria diferente, a intenção da prosa seria de manter o bom trabalho e o resultado. O pênalti não marcado, a falta de concentração para colocar a bola para dentro da baliza, tudo isso faz com que o trabalho duro até ali tenha que ser intensificado. Há pernas? 

Nada garante, por outro lado, que o pênalti marcado seria convertido em gol. "Tentender se eu disser que tive nas mãos a bola do jogo" ou nos pés, certos detalhes. Acertaria o canto? O goleiro pegaria? Seria campeão de interperíodos? Não sou craque. Nem sei se uma possível vitória seria tão merecida.

Não fazer contas com a vida de alguém. Aquele júri que não acontecerá porque mês passado cliente completou 70 anos, prescrição cai pela metade, opa...deu prescrição. Não vai a júri. Certos detalhes.

Cadê aquela oportunidade de falar não dada? Foi dada? Perdi? Deveria ter entregue palavras e coração na causa da vida? Era a causa da vida? Morreu? Definitivo ou transitório? Preclusão? Transitou em julgado? Cabe recurso? A carta de "x" páginas entregue no segundo anterior dos segundos eternizados.

Fotografias eternizando o brilho que eu pensei ser imaginário. Não era, o brilho no olhar nem foi culpa exclusiva dos flashes. Ponto para a pequena ousadia. Certos datalhes.

Guardo para entregar outras cartas que eu não mando. Deveria? Regar girassóis é complexo, valerá a pena(?) 
É caminho sem volta ou há o retorno logo ali para quem tem olhos de ver? Retornar ao ponto de partida é ter medo de seguir adiante? Quanto vale o orgulho de bradar uma nova vida?

Cadê o pênalti que não marcaram para a gente no primeiro tempo? A carta ainda está na gaveta (na minha ou na sua)?  Deu prescrição? Quanto vale o serviço? Tem preço a dignidade? É uma questão de princípio? Opinião do grande autor ou opinião pública?

O dicionário comandando corações e mentes? Infantilizaram o pensamento? O sentimento vai dançar? Até que a morte os separe? Definitivo ou transitório até o próximo ponto?

Cadê aquele regador que estava aqui? Cadê a pergunta feita imediatamente anterior à resposta alternativa? Deveria abrir prazo para terceiros embargarem?
Cadê o pênalti?
Certos detalhes, ainda vem mais perguntas.

*Cadê o Pênalti? - Skank

4 comentários:

  1. Vixi! Quantas perguntas! Mas vá lá! É a base da sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! A cada resposta, mais dez perguntas. A vida é mesmo isso. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Você precisa de alguém para apitar a hora de você bater a bola para o gol? Será que a vida é estritamente como num jogo de futebol, típico clássico Flamengo e Vasco? Tenho por mim que a comparação é esdrúxula nesse aspecto, mas já que você insiste em falar de futebol, ao menos trabalhe metaforicamente em alto escalão, porque, vai, a vida não é uma coisa qualquer que se compara com qualquer coisa.

    Diante do jogo da vida, você já parou para pensar se são apenas dois gols? Quantas balizas você tem ao seu redor para mandar a bola adentro? Duas? Amor igual felicidade no lado direito versus desilusão amorosa igual infelicidade no lado esquerdo? É apenas assim que se resume a vida? Quais detalhes você está deixando “passar batido”?

    Olha, eu não queria lhe iludir, mas tenho por mim que a vastidão do campo de futebol é maior do que seus dois olhos e um coração sofrido conseguem enxergar. Você me reclama um gol perdido, um pênalti não dado no primeiro tempo, você me questiona se teria feito o gol ou se acertaria na trave. Não sou vidente, se você não me der os atos (e não apenas os fatos) eu não posso analisar o seu direito.

    Você diz não saber fazer contas com a vida de alguém... quem é que sabe? O seu relógio gira ao contrário do relógio da moça, mas numa hora eles se encontram, certo? Você questiona se perdeu a hora de falar; se perdeu, aguarde o girar das horas, outro encontro haverá. Só não sei se será à meia noite numa valsa dos amores ou se será ao meio dia, momento no qual o girassol centraliza e sorri ao sol, porém eu sei que será. São certos detalhes, não os perca outra vez.

    Você insiste no pênalti e eu lhe devolvo a pergunta: quantas balizas existem no campo de futebol da vida? Você não tem todas as pernas que precisa para acertar todas ao mesmo tempo. Que pena, mas nossa natureza é bípede. Vejo você fazendo gols, um atrás do outro, mas somente quando você insiste em chutar duas causas ao mesmo tempo você se embaralha e uma sai prejudicada. Ei, deixe para dar o chute do amor em momento único. Este sim será certeiro. Não queira fazer dois chutes simultaneamente, faltar-lhe-á equilíbrio e você correrá o risco de cair. Por favor, mantenha-se em pé.

    Se a vida exige que hoje você jogue em determinado lado do campo, faça aqui os seus gols, mas não se apoquente, o jogo vai virar de lado e você terá as chances de acertar a bola nas traves de lá. São certos detalhes, eles nunca mudam.

    Todavia, prometa-me, não pendure as chuteiras.

    ResponderExcluir
  4. Queria que as respostas viessem tão rápido quanto as perguntas..rs

    ResponderExcluir