segunda-feira, 13 de abril de 2009

Questão transcendental

SOBRE A FÉ
Gabriela Souza Gomes

- Mãe! … Ô mãe!

- Te aquieta, guri. Já disse que não quero saber de bola dentro de casa. Sossega e senta nesse sofá.

- Mas mãe…

- O que foi?

- Eu queria saber… O que que é ateu?

- Ateu? Ateu é… Mas onde foi que tu ouviu isso, Bernardo?

- O pai que tava dizendo ontem.

- Outra vez o teu pai. E o que foi que ele falou dessa vez?

- Eu ouvi ele dizendo que ele é ateu.

- E tu ainda dá conversa?

- Mas o que é ateu?

- Ateu é… É gente que não sabe das coisas!

- Como assim?

- Gente que não sabe o que diz ou que fala besteira.

- Hmmm.

- Agora vai tomar teu banho.

- Mas mãe…

- O que é?

- E o pai? Ele é ateu porque não sabe o que diz ou porque fala besteira?

- Teu pai não sabe mesmo o que diz. Mas ateu, meu filho, significa aquela pessoa que não tem fé. E é besteira a gente falar que é ateu porque é o mesmo que dizer que não se tem fé. Entendeu?

- Ah… Mas da última vez que o tio Mauro teve aqui em casa, eu lembro dele falando que o pai agiu de má fé. Então o pai não é ateu não, mãe! Ele tem fé, só que às vezes a fé dele não é boa.

- Não é isso …

- E eu, mãe? Eu sou ateu?

- Não, querido. Você não é ateu.

- E o que que é fé mesmo?

- Fé é quando a gente acredita em alguma coisa.

- Ah! Tipo quando você acredita em mim quando eu digo que já escovei os dentes?

- É. Tipo quando eu acredito em você quando diz que já escovou os dentes. Mas agora vai tirar essa roupa suada que a janta sai daqui a pouco.

- Mas por que que eu não sou ateu?

- Porque você tem fé, meu amor.

- Como assim?

- A mãe não te ensinou a rezar antes de dormir e agradecer por todos aqueles que nós amamos?

- Uhum.

- Então!

- Então eu não sou ateu porque eu rezo pro Pai do Céu?

- É. Agora vai!

- Tá bom.

- Esse guri, com 7 anos de idade, me vem com cada uma que só vendo.

- Mas ô, mãe! Eu não entendi direito uma coisa.

- O quê?

- E Deus?

- O que tem Deus?

- Deus é ateu?

- Claro que não. Como Deus vai ser ateu se ele é nosso Pai?

- Mas mãe, então pra quem é que ele reza antes de dormir?

Eis a questão!

Andrey S. Brugger

Nenhum comentário:

Postar um comentário