sábado, 4 de julho de 2009

Da santidade que a morte traz...



" Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo"

Qualquer pessoa que tenha pelo menos 5 minutos para ouvir rádio ou assistir à televisão, se deparou com algum clipe do "Jackson Five" ou do próprio Michael Jackson. Alguns jornalistas focalizaram a questão dele ser maltratado pelo pai quando criança; mostram o império que ele construiu, o intitularam de " O rei do pop" ou " o cara que mudou o conceito de videoclipe" (disseram até que a MTV só é a MTV por causa dele, ok!). Pelo fato de sua morte, Michael Jackson voltou a ser um dos artistas mais tocados nas rádios, seus clipes alcançaram até o primeiro lugar na MTV e no TVZ do Multishow. Até ai, tudo bem. Contudo, esqueceram os crimes, as acusações, as polêmicas. Essa é a santidade que a morte traz*.

O maior exemplo disso foi visto por mim, hoje. Ocorre que hoje fui ao meu ex-colégio, abertura da semana esportiva. Por lá, há o cerimonial de "desfile das turmas", elas escolhem uma música e fazem uma coreografia. Ai veio uma das turmas de "primeiro ano" e começou a tocar "boom boom" que é uma das músicas contemporâneas de sucesso, e em seguida emenderam uma do Rei do Pop, com claras alusões a ele, inclusive com aquele chapeuzinho. O ginásio delirou. Depois, vieram outras apresentações, e uma turma do 'segundo ano" mandou nada mais nada menos que " Thriller", com direito a DANCINHA e tudo. E ai, cara, os aplausos foram gerais. Confesso que gostei muito, afinal sucesso mundial (tá ok, havia o charme adicional da Karol estar lá no meio também). E ai veio a grande sacada dessa turma: " O terror da vida é não ter paz".

Fica legitimado que a morte tem realmente esse condão de rendenção.

De resto, foi um excelente início de sábado: revi amigos, vi outros na sua última semana esportiva ( terceiro ano mandou muito bem com a escolha da música: " Até o fim" dos Engenheiros do Hawai; e o hino nacional tocado por um violino com aquele silêncio total, foi de arrepiar). Vi amigos dançando de boom boom a "maozinha, maozinha, ê"; de " vou te pegar, essa é a dança do avião" até anos 60; e como já mencionado, Karol prates dançando Thriller. :)


* Assim, alguém tinha que jogar água no chopp, então que seja eu! ;D

2 comentários:

  1. Vc já tinha dito antes né?
    "Michael Jackson fazendo mais sucesso hj do que antes de morrer"
    Pois bem, morreu? morreu.
    Mas mesmo sendo depois de morrer idolatrado, ele tem lá bem guardada uma divida ENORME.
    Eu ri da cara da Irmã Ernestina na hora da DANCINHA do Thriller ;x
    Texto genial.
    beijomeligapqeutonecessitado ;* ;x

    ResponderExcluir
  2. O mais legal de tudo é que as pessoas dolatram o Michael Jackson como um santo. Pois bem, a maneira com que o autor desse texto ( meu amigo Andrey ), escreve sobre esse ser da musica POP, é genial, porque ele coloca a vida de Michael em breves palavras. Levando em conta também a maneira no qual ele escreveu esse texto, em uma tarde fria de um sábado, escutando musicas e ouvindo falatórios a sua volta de um vizinho muito chato.
    Resumindo, seu texto está ótimo.

    ResponderExcluir