segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever – Clarice Lispector

Hoje eu sentei e disse que iria escrever sobre tudo. Ah, chega de esmagar sentimentos com subterfúgios variados! Tá. Só que não é fácil. Peguei um livro na estante. Dela. Lispector. Me calei. Não é que meus desejos tenham mudado, talvez, apenas tomaram outra perspectiva. Assino o desejo mudo de contar ao mundo o que se passa.

Vou de conto, crônica, narrativa. Sei lá.

***

Ela não dorme. Mexe, remexe, se vira. Tenta sonhar, tenta relaxar. Fez de tudo, colocou música calma, tomou leite quente. Pensa nele. Pensa nela. Não conclui. Isso a atormenta, paralisa. Divaga. Acha que dorme e acorda. Acha que o tem e desperta. Chora. Ri. Não entende, acha que entende e descobre que está errada. Culpa-o, a culpa. Culpa a culpa. Desnorteia-se. Perde o sentido. Descobre que ama. Reencontra o sentido. Quer dormir, quer tê-lo. Quer. Não consegue. Remói o passado. Constrói um futuro que não vai condizer. Chora de novo. Quer vê-lo secar suas lágrimas com beijos quentes numa noite fria. O coração bate forte. As horas passam. O sentimento não muda. Muda a compreensão que ela mesma faz. Decide abandoná-lo, sente-se fraca. Queda na auto-estima. Pensa bem. Busca aquelas “quase” vezes. Recupera o ego. Acha-se superior. Abandona. Sente falta. Volta atrás. Quer dormir, quer fugir. Meu Deus quanto querer. Pede conselhos ao travesseiro. Pede calor às cobertas. Pede tempo ao despertador e ao coração. Adormece. O dilema continua. Acorda. O dilema mantém-se real. Sai de casa. Encontra o mundo. Por ele é absorvido, e as emoções ficam latentes. É assim que acontece, a rotina consome até a esperança de expressá-las.

2 comentários:

  1. Constrói um futuro que não vai condizer..

    Meu amor, aponta pra fé e REMA!
    :)

    Lindo demais² teu texto! Que isso..sem noção!
    =]

    te amo infinito, parceira. Vai dar certo, você é linda e merece

    ResponderExcluir
  2. Thatha, na boa... fico muito preocupado contigo, sério msm. Falando como amigo: cuida-te, por favor... vc é uma mulher maravilhosa, uma gracinha mesmo... mas é vc quem tem que acreditar nisso, de verdade. Tudo tem o seu tempo. Já passei por situações muito ruins também. Tente tirar lições das experiências ruins. Acorde e se olhe no espelho, dizendo a si mesma o quanto é especial. Tá no teu olhar querida, no teu sorriso, nos teus sentimentos, e em tudo o mais que te faz ser o que é: uma espécie de obra-de-arte ambulante... Não queira que todos aprendam a apreciar a sua beleza. Arte é uma coisa muito complexa, não é qualquer um que sabe apreciar um Dalí. vc é muito meiga, sensível, sonhadora, inteligente. É uma raridade nos tempos de hoje, dá gosto ver uma mulher assim. Uma dica de quem já passou por várias situações semelhantes: pare de sentir pena de si mesma. E o mais importante, o truque supremo da arte de viver feliz: ego não é uma coisa boa, deve ser rechaçado, porque te faz querer conquistar o mundo pra se sentir bem. Não é aí que reside a felicidade, mas justamente na ausência do ego, na sensação de que vc faz parte do mundo, e não o contrário. Repare em como esses amores platônicos aparecem quando uma pessoa não consegue conquistar a outra. E em como eles cessam quando o outro começa a te amar. O simples fato de uma pessoa querer a outra já produz nesta uma sensação de plenitude e auto-estima, que não precisa ser sanada pela presença do outro. Mas é uma auto-estima falsa, que depende do amor dos outros. Como as pessoas estão constantemente amando e sendo amadas, a vida vira uma gangorra, um trem fantasma de sensações. O amor próprio é outra coisa, muito mais bonito, e que te ensina a viver controlando a dor. Vc é inteligente e observadora, certamente desenvolverá auto-estima própria em pouco tempo, e estará pronta pra dividir com alguém a sua vida, de maneira construtiva e madura. Torço muito por ti. não gosto de te ver sofrer. Conte com minha amizade pra tudo. Desculpe o texto grande e o excesso de intimidade, mas acho que pode ser por uma boa causa... beijos do Gui =)

    ResponderExcluir